Sim...O tempo é agora!
por Ricardo B. Costa
Começo por dizer que não sou um daqueles sempre otimistas. Eu vejo a vida como uma série de altos e baixos, sabendo que o sucesso nem sempre estará no final da linha. No entanto, acredito que uma boa dose de estratégia e trabalho árduo compensam, e nos trarão uma taxa de sucesso muito maior.
Todos lemos artigos e relatórios sobre os tempos difíceis em que vivemos. É um momento de incerteza ... Mas a incerteza não estave presente desde sempre?
Superpopulação (nós éramos 5 bilhões em 1987, hoje somos 7,5 bilhões), mudanças climáticas, inteligência artificial, falta de recursos ... Você escolhe. Tudo aqui para nos "caçar".
É realmente verdade que o mundo é agora um lugar sombrio onde as oportunidades são cada vez menores?
Bem, na minha opinião, a resposta é sim e não. Todos concordamos que o futuro parece às vezes sombrio, ou pelo menos desafiador. Mas nem sempre foi assim? Não era o mesmo no passado quando nossos ancestrais olhavam para o futuro com ansiedade? Muitas culturas foram danificadas devido ao clima, as indústrias ficaram obsoletas. Não há muitos anos tivemos a Guerra Fria e seus enormes riscos globais. Imagine a incerteza naquela época. O futuro não é algo a ser previsto, é algo a ser alcançado.
A globalização está a tornar-nos cada vez mais parecidos. Os comportamentos humanos são cada vez mais semelhantes, não importa em qual área do globo. Assistimos aos mesmos filmes, ouvimos as mesmas músicas, usamos as mesmas redes sociais e até estudamos assuntos semelhantes. OK, é um exagero, mas é só para ilustrar a tendência.
Observemos. Não só as oportunidades ainda estão lá, mas, além disso, acredito que, na verdade, há mais do que antes. Somos mais instruídos, comunicamos mais facilmente, a tecnologia facilita e acelera as ideias.
É por isso que realmente acredito que a hora é agora. O tempo da individualidade, tempo para aproveitar o que nos diferencia.
Identifique o que o diferencia dos outros, quais são seus principais ativos e use-os. Se você é intrapreneur ou empreendedor. Tenha a coragem de inovar e lutar pela sua visão e ideais. Isso certamente compensará.
Pense nisso. Num mundo onde a padronização é a norma, ser único é fundamental. Seja corajoso!
saber mais
Sobre o autor:
Ricardo B. Costa é consultor internacional de negócios, especialista em gestão e operações em contexto internacional. Ricardo é formado em engenharia e possui um MBA.